Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
Objetivo do túnel de fosfatização é fazer o tratamento químico em peças metálicas através da exposição da peça ao spray do produto químico.
O processo químico é fornecido pelo fabricante do produto químico no qual será submetida a peça a ser tratada de forma a preparar a superfície da mesma para posterior pintura, com esse tratamento a peça tem uma vida mais longa à corrosão.
O túnel de fosfatização é utilizado em linhas de pintura sendo responsável pela preparação da superfície da peça antes da pintura.
A quantidade de estágios de um túnel de fosfatização varia de acordo com o processo químico sendo que cada processo químico corresponde a um estágio do túnel de fosfatização.
O túnel de fosfatização, normalmente a movimentação das peças é de forma contínua e o tratamento é feito pelos diversos estágios do túnel onde está posicionados os bicos aspersores. Os bicos aspersores são interligados à rede hidráulica com bomba, válvulas e todos acessórios para controle.
O túnel de fosfatização continua o transporte das peças é feito por esteira metálica onde as peças a serem tratadas são depositadas ou transportador aéreo de correntes onde as peças a serem tratadas são penduradas e ganchos presos à corrente do transportador.
O armazenamento do liquido a ser esguichado é feito em tanques posicionados abaixo de cada estágio do túnel de fosfatização facilitando o recolhimento do liquido para ser novamente esguichado trabalhando em circuito fechado com os anéis de bicos aspersores.
Para selecionar o túnel de fosfatização, ideal é preciso saber qual o tipo de peças serão tratadas, dimensões das peças, produção, tipo de sujidade, nível de limpeza que se pretende obter das peças limpa, processo químico do fabricante do produto.
O túnel de fosfatização normalmente é um equipamento especifico para cada tipo de peça, ou família de peças, devendo ser levado em consideração as características das mesmas e o processo químico.
A construção do túnel de fosfatização pode ser metálica ou em polipropileno, no caso de metálica deve ser com materiais nobres resistentes à corrosão visto que irá operar com água e produto químico, obtendo assim uma longa vida útil da instalação.