Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
Objetivo dos transportadores aéreos industriais é a movimentação de peças através do processo produtivo, maximizando o tempo e espaço evitando estoques intermediários de peças aguardando operação.
Os transportadores aéreos industriais são utilizados nas linhas de montagem, linhas de pintura de peças ou simplesmente para transporte de peças de um local para outro evitando o uso de empilhadeiras circulando no interior de fábricas e depósitos aumentando o risco de acidente.
Os transportadores aéreos industriais podem ser com funcionamento contínuo ou intermitente dependendo a necessidade do processo, alem de possibilitar a variação de velocidade de transporte tornando o processo flexível de acordo com produção requerida.
O dimensionamento dos transportadores aéreos industriais é feito de acordo com as características da peça a ser transportada, pelo comprimento da linha, pode ser ainda tipo monotrilho ou duplo trilho denominado de Power& Free.
Os transportadores aéreos industriais tipo monotrilho, pode ser com funcionamento contínuo ou stop&GO, dessa forma de funcionamento a peça irá ficar parada em todas etapas do processo e só irá se movimentar novamente quando decorrido o tempo pré-determinado pelo processo, nesse caso todas etapas produtivas devem ser balanceadas para que uma etapa não seja mais rápida que a outra deixando operadores sem atividade.
No funcionamento contínuo a velocidade deve ser dimensionada de acordo com a produção desejada, além de possibilitar um controle da produção o ritmo de trabalho se torna cadenciado, evitando perdas de tempo bem como mapear os problemas durante o processo produtivo.
Os transportadores aéreos industriais tipo Power&free a carga é transportada em um trilho Free e a corrente trabalha em outro trilho, posicionada acima do trilho free, o carro de carga onde a peça é pendurada para transporte é arrastado pela corrente através de engates próprios para o arraste são tecnicamente denominado de DOGS de arraste. O funcionamento da corrente é continuo e da carga pode ser com movimento continuo ou stop&GO, independente da corrente, permitindo a parada em postos de trabalhado com diferentes tempos de operação entre eles.
Os transportadores aéreos industriais tipo Power&free alem de permitir diferentes percursos fazendo desvios da carga permite também fazer estocagem da peça aguardando ser processada numa próxima etapa do processo produtivo. Os desvios e estocagem torna o processo mais flexível sem que as etapas sejam interrompidas ou uma esperando a outra parando todo o processo como um todo.
Mesmo com a flexibilidade que o equipamento permite o balanceamento do tempo entre as etapas do processo produtivo também é muito importante para que não haja interrupções ou paradas desnecessárias durante o processo.
Os transportadores aéreos industriais é um equipamento largamente utilizado na indústria de um modo geral onde há necessidade de transporte de peças, seus componentes para compor um layout normalmente são padronizados facilitando a substituição de peças em caso de manutenção ou ampliação de layout.
A motorização dos transportadores aéreos industriais pode ser do tipo Caterpillar que é composto de duas rodas dentadas uma acionada por motoredutor e outra livre ligadas por uma corrente com dogs que puxam a corrente do transportador.
Outro tipo de motorização é com uma roda dentada acionada por motoredutor que engata diretamente na corrente do transportador, no layout ela pode estar montada em uma curva de 90º ou de 180º.
Outro componente importante dos transportadores aéreos é o modulo esticador da corrente, montado logo após a motorização, o esticamento pode ser feito por molas, contra peso ou cilindro pneumático. O esticador é necessário pois logo após a motorização a corrente se afrouxa enroscando evitando o movimento suave da linha ocasionando oscilações no movimento, denominado pelo mercado (passo de noiva).