Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais Saiba mais ESTUFA PARA SECAR PAPEL
Estufa para secar papel, é um equipamento que permite a secagem papel impregnado com resina fenólica ou qualquer tipo de resina, normalmente utilizada após a operação de plissagem na fabricação de filtros automotivos e filtros industriais.
A Estufa para secar papel, após a plissagem alem de reduzir a quantidade de resina fenólica também tem a função de manter o plissado do papel na posição de montagem do filtro.
A Estufa para secar papel é largamente utilizada na industria fabricantes de filtros automotivos e filtros industriais. Outras aplicações sómente sob consulta com nosso departamento técnico.
A Estufa para secar papel é do tipo contínua com tempo de exposição e temperatura controlada, esses parâmetros do processo são informados pelo fabricante do papel.
FUNCIONAMENTO DA ESTUFA PARA SECAR PAPEL.
A estufa é por convecção com circulação forçada de ar quente.
O fluxo de ar no interior da estufa tem que estar perfeitamente balanceado para que evite o deslocamento no papel a ser secado durante o transporte pela esteira.
O circuito de ar funciona em regime fechado, ou seja, o ar é continuamente aquecido, apenas uma parte do ar é exaurido para atmosfera, sendo reposto com ar fresco captado do próprio ambiente.
Essa tomada de ar novo é manter um nível de saturação do recirculado dentro dos padrões aceitáveis por norma.
O ar recirculado é aquecido por queimador a gás, bateria de resistências elétricas ou outro meio de combustível, montado na unidade de aquecimento.
DIMENSÕES DA ESTUFA PARA SECAR PAPEL.
A Estufa para secar papel é fabricada sob medida para cada necessidade que variam de acordo com largura do papel, altura da plissa, tempo de secagem e produção.
CONSTRUÇÃO ESTUFA PARA SECAR PAPEL.
CORPO.
A construção é feita em painéis de dupla chapa e isolamento térmico com lã de rocha espessura variável de acordo com a temperatura no interior da estufa de forma a se manter a parte externa fria evitando a perda de calor para o ambiente.
A montagem dos painéis é do tipo macho/fêmea com juntas vedadas com massa de calefar.
PORTA GUILHOTINA.
Na silhueta de entrada e saída do papel são instaladas portas tipo guilhotina, regulada de acordo mo a altura do papel deixando uma abertura suficiente para passagem do papel.
As portas são construídas em painéis de chapas e isoladas com lã de rocha, a abertura e fechamento da porta são feito pelo próprio operador.
INSUFLAMENTO
O insuflamento é feito por ventilador centrífugo, montado na unidade de aquecimento posicionada sobre o teto da estufa.
EXAUSTÃO
A exaustão do ar é feito por uma chaminé instalada no duto de insuflamento com parte do ar recirculado sendo exaurido para atmosfera.
UNIDADE DE AQUECIMENTO.
É onde o ar é aquecido para ser insuflado no interior do túnel de secagem.
O ar pode ser aquecido por gás, resistências elétricas ou outro meio de combustível.
A unidade na maioria dos projetos está sobre o teto da estufa.
A potencia de aquecimento é dimensionada caso a caso em função da produção, da peça temperatura e comprimento da estufa.
PAINEL DE CONTROLE
O painel de controle é fixado na parte externa da estufa, tensão de operação é de acordo com a energia da planta onde será instalada a estufa.
Completo com chaves contatoras, botões liga e desliga e sinalizadores indicando o funcionamento da Estufa para secar papel.