Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais ESTUFA PARA PINTURA A PÓ
Estufa para pintura a pó, é um equipamento que permite a polimerização da tinta a pó aplicada em peças metálicas.
A Estufa para pintura a pó, é necessária sempre que se tiver a tinta pó aplicada, pois ela irá gelatinar a tinta( polimerização) ficando uma película homogenea pastosa que depois de esfriada deixa a superfície pintada com uma resistência mecânica da pintura muito superior as demais pinturas de acabamento, normalmente a pintura a pó é muito utilizada na linha branca, móveis tubulares, e grande parte de peças metálicas pintadas..
A Estufa para pintura a pó é largamente utilizada na industria em linha de pintura podendo ser contínua ou câmara, dependendo da produção e dimensões da peça pintada.
A Estufa para pintura a pó pode ser utilizada para qualquer tipo de pintura, a pó, vernizes pó, para peças metálicas..
FUNCIONAMENTO DA ESTUFA PARA PINTURA A PÓ.
A Estufa para pintura a pó é por convecção com circulação forçada de ar quente.
A temperatura do ar é regulada para trabalhar de acordo com a necessidade do processo, normalmente especificada pelo fabricante da tinta.
O ar é aquecido pode ser queimador a gás, bateria de resistências elétricas ou outro meio de combustível,montado na unidade de aquecimento
DIMENSÕES DAS ESTUFAS PARA PINTURA A PÓ.
As estufas contínuas são fabricadas sob medida para cada necessidade que variam de acordo com o tamanho da peça, tempo de secagem e produção.
As estufas tipo câmara são padronizadas até certo tamanho da estufa, para pequenas peças, más podem ser fabricadas com dimensões de acordo com o tamanho da peça.
CONSTRUÇÃO ESTUFAS PARA PINTURA A PÓ.
CORPO DAS ESTUFAS PARA PINTURA A PÓ.
A construção é feita em painéis de dupla chapa e isolamento térmico com lã de rocha espessura variável de acordo com a temperatura no interior da estufa de forma a se manter a parte externa fria evitando a perda de calor para o ambiente.
A montagem dos painéis é do tipo macho/fêmea com juntas vedadas com massa de calefar.
PISO DAS ESTUFAS PARA PINTURA A PÓ.
O piso da estufa é isolado com painéis de dupla chapa e isolamento térmico com lã de rocha espessura variável.
REDUÇÃO DA PERDA DE CALOR PARA O AMBIENTE.
Na estufa contínua é instalada cortina de ar nas silhuetas de entrada e saída das peças, reduzindo consideravelmente a perda de calor para o ambiente reduzindo assim o consumo de energia para aquecimento do ar.
PORTA DA ESTUFA TIPO CÂMARA.
A Estufa para pintura a pó tipo câmara é feito por portas de duas folhas, com acesso frontal, construídas em painéis de duplas chapas e isoladas com lã de rocha, a abertura e fechamento da porta é feito pelo próprio operador.
Importante que quanto menor for tempo em que a porta permanece a Berta menor é a perda de calor e consequentemente o consumo de energia.
INSUFLAMENTO
O insuflamento é feito por ventilador centrífugo, montado na unidade de aquecimento posicionada sobre o teto da estufa.
EXAUSTÃO
A exaustão do ar é feito por uma chaminé instalada no duto de insuflamento com parte do ar recirculado sendo exaurido para atmosfera.
UNIDADE DE AQUECIMENTO.
É onde o ar é aquecido para se insuflado no interior do túnel de secagem.
O ar pode ser aquecido por gás, resistências elétricas ou outro meio de combustível.
A unidade na maioria dos projetos está sobre o teto da estufa.
A potência de aquecimento é dimensionado caso a caso em função da produção, tamanho da peça, peso da peça temperatura, e comprimento da estufa.
PAINEL DE CONTROLE
O painel de controle é fixado na parte externa da cabine de pintura, tensão de operação é de acordo com a energia da planta onde será instalada a estufa.
Completo com chaves contatoras, botões liga e desliga e sinalizadores indicando o funcionamento da estufa.