Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
Estufa infrared, por irradiação de ondas de calor que interceptção o substrato submetido ao processo de secage, cura, ou conformação ou demais aplicações onde pode ser utilizado o metodo de aquecimento infrared.
Estufa infrared, é muito util quando se tem grande massa a ser aquecida que pelos métodos tradicionais por convecção o tempo de aquecimento seria extremamente longo, já no processo por irradiação esse tempo é relativamente curto pois somente é aquecida a superficie do material onde está a tinta, com isso se obtem uma enorme econômia de tempo e energia.
Estufa infrared é divida pelo comprimento de ondas, sendo ondas curtas, ondas médias e ondas longas.
Normalmente ondas curtas são os infrared red com Lâmpadas alôgenas, a ondas médias com resistências elétricas de cerâmica e ondas longas com emissores a gás.
Cada processo com a estufa infrared tem a característica de funcionamento e aplicação que é definido em função de vários fatores e particularidades de cada necessidade.
Estufa infrared de modo geral os equipamentos são menores com isso já se tem uma redução no layout da instalação, sem levar em consideração a redução do tempo de processo. Estudos de aplicações de vários equipamentos chega a se obter uma redução no custo operacional quase a metade dos custos operacionais nos processos por convecção.
Estufa infrared, na pintura por exemplo é utilizada quando um produto pintado a pó onde a polimerização da tinta é em torno de 200º C, porém o produto pintado contem na sua concepção componentes internos que não suportam essa temperatura, com o infrared se tem um tempo de exposição relativamente curto para polimerização da tinta onde tais componentes não chegam a atingir essa temperatura, como exemplo podemos citar os filtros de óleo automotivo, amortecedores entre outros.
A estufa para pintura a pó é largamente utilizada na industria em linha de pintura podendo ser contínua ou câmara, dependendo da produção e dimensões da peça pintada.
A estufas para pintura a pó pode ser utilizada para qualquer tipo de pintura, a pó, vernizes pó, para peças metálicas..
FUNCIONAMENTO DA ESTUFA PARA PINTURA A PÓ.
A estufa é por convecção com circulação forçada de ar quente.
A temperatura do ar é regulada para trabalhar de acordo com a necessidade do processo, normalmente especificada pelo fabricante da tinta.
O ar é aquecido pode ser queimador a gás, bateria de resistências elétricas ou outro meio de combustível,montado na unidade de aquecimento
DIMENSÕES DAS ESTUFAS PARA PINTURA A PÓ.
As estufas contínuas são fabricadas sob medida para cada necessidade que variam de acordo com o tamanho da peça, tempo de secagem e produção.
As estufas tipo câmara são padronizadas até certo tamanho da estufa, para pequenas peças, más podem ser fabricadas com dimensões de acordo com o tamanho da peça.
CONSTRUÇÃO ESTUFAS PARA PINTURA A PÓ.
CORPO DAS ESTUFAS PARA PINTURA A PÓ.
A construção é feita em painéis de dupla chapa e isolamento térmico com lã de rocha espessura variável de acordo com a temperatura no interior da estufa de forma a se manter a parte externa fria evitando a perda de calor para o ambiente.
A montagem dos painéis é do tipo macho/fêmea com juntas vedadas com massa de calefar.
PISO DAS ESTUFAS PARA PINTURA A PÓ.
O piso da estufa é isolado com painéis de dupla chapa e isolamento térmico com lã de rocha espessura variável.
REDUÇÃO DA PERDA DE CALOR PARA O AMBIENTE.
Na estufa contínua é instalada cortina de ar nas silhuetas de entrada e saída das peças, reduzindo consideravelmente a perda de calor para o ambiente reduzindo assim o consumo de energia para aquecimento do ar.
PORTA DA ESTUFA TIPO CÂMARA.
A estufa para pintura a pó tipo câmara é feito por portas de duas folhas, com acesso frontal, construídas em painéis de duplas chapas e isoladas com lã de rocha, a abertura e fechamento da porta é feito pelo próprio operador.
Importante que quanto menor for tempo em que a porta permanece a Berta menor é a perda de calor e consequentemente o consumo de energia.
INSUFLAMENTO
O insuflamento é feito por ventilador centrífugo, montado na unidade de aquecimento posicionada sobre o teto da estufa.
EXAUSTÃO
A exaustão do ar é feito por uma chaminé instalada no duto de insuflamento com parte do ar recirculado sendo exaurido para atmosfera.
UNIDADE DE AQUECIMENTO.
É onde o ar é aquecido para se insuflado no interior do túnel de secagem.
O ar pode ser aquecido por gás, resistências elétricas ou outro meio de combustível.
A unidade na maioria dos projetos está sobre o teto da estufa.
A potência de aquecimento é dimensionado caso a caso em função da produção, tamanho da peça, peso da peça temperatura, e comprimento da estufa.
PAINEL DE CONTROLE
O painel de controle é fixado na parte externa da cabine de pintura, tensão de operação é de acordo com a energia da planta onde será instalada a estufa.
Completo com chaves contatoras, botões liga e desliga e sinalizadores indicando o funcionamento da estufa.