Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
A cabine de pintura automotiva com objetivo principal a pintura de veículos montados, proporcionando um ambiente interno adequado para pintura reduzindo a emissão de partículas de tinta para fora do prédio.
O excesso de tinta (over spray) é arrastado verticalmente para o piso onde está localizado o filtro.
A cabine de pintura automotiva é mantida com pressão positiva para impedir a entrada de poeiras.
O fluxo de ar é vertical descendente (Down-Draft) é feito através de um sistema de insuflamento e outro de exaustão.
Dimensões básicas da cabine de pintura automotiva.
- COMPRIMENTO ......... 7.100 mm.
- LARGURA .................. 4.100 mm.
- ALTURA ...................... 3.000 mm.
A cabine de pintura automotiva é construída em painéis de dupla chapa de aço carbono pintada em epóxi com enchimento central em PUR espessura de 50 mm, proporcionando um ambiente próprio para pintura.
Os painéis são montados com encaixe macho/fêmea com junções vedadas com silicone.
A cabine de pintura automotiva é estruturada com perfis de chapara dobrada e metalon, a base construída em chapa dobrada formando o plenum de exaustão.
O ar a ser insuflado é captado do ambiente interno à fabrica por ventilador centrifugo insuflado sobre o teto falso da cabine onde estão montado os filtros de teto e posterior exaustão na parte inferior abaixo do piso gradeado onde estão montados os filtros para filtragem da tinta e posterior saída do ar limpo para a chaminé de exaustão.
O ventilador e exaustor estão montados em um gabinete posicionado ao lado da cabine de pintura sobre o piso da fabrica.
TETO DA CABINE
Na parte interior, o teto é composto por uma manta filtrante classe G3.
A função da manta é fazer uma segunda filtragem e equalizar o ar insuflado.
PISO DA CABINE
Parte do piso da cabine será feito com grades removíveis e na parte central para fechamento do transportador com chapa, as grades são removíveis para manutenção dos filtros posicionados abaixo do piso gradeado.
PORTAS
A entrada e saída de veículo da cabine de pintura automotiva é feito por uma porta basculante de duas folhas construção semelhante as paredes da cabine. A porta são instalados vidros temperados.
Na lateral da cabine é feito uma porta basculante no mesmo padrão da cabine, servindo de acesso aos pintores.
O insuflamento é feito por um ventilador centrífugo, diretamente acoplado ao motor elétrico.
O sistema de insuflamento é equipado com uma caixa metálica com filtros tipo manta poliéster classe F1 fazendo assim a primeira filtragem do ar antes de insuflar na segunda filtragem manta com densidade progressiva montado no teto da cabine de pintura.
EXAUSTÃO
A exaustão do ar é feito por um ventilador centrífugo diretamente acoplado ao motor elétrico.
A função da exaustão é retirar o ar já filtrado que está localizada junto ao piso gradeado e jogando esse ar para fora do prédio.
A filtragem da tinta é feita por cartão plissado como primeira filtragem e manta de poliéster na segunda filtragem, montados abaixo do piso gradeado no pit abaixo do piso da fabrica.
O ventilador deverá ser interligado a chaminé de exaustão, para que os vapores de solvente fiquem no interior do prédio.
Não estamos considerando a chaminé de exaustão no orçamento, que poderá ser orçado após a definição do local de instalação da cabine.
PAINEL DE CONTROLE
O painel de controle é fixado na parte externa da cabine de pintura, tensão de operação 220 V. 3 fásico,
Completo com chaves contatoras, botões liga e desliga e sinalizadores e CLP indicando o funcionamento da cabine.